Como empreendedores podem se beneficiar com mídias sociais

19/01/2010 at 17:04 Deixe um comentário

por Diego Remus em 19 de janeiro de 2010

Publico na íntegra e sem edição um artigo escrito pelo empreendedor Luiz Piovesana exclusivamente para o Startupi.

Luiz tem um grande histórico de estudo e trabalho voltados ao empreendedorismo, edita o Saia do Lugar e abriu ontem para o público o Empreendemia, site de relacionamento b2b entre empreendedores.

Como empreendedores podem se beneficiar com mídias sociais

Mídias sociais são ferramentas de interação entre pessoas no meio eletrônico, permitindo que qualquer pessoa produza conteúdo e o espalhe por aí, tendo outras como colaboradores, replicadores e espectadores.

Qual é o valor das mídias sociais para empreendedores?

O valor das mídia sociais para empreendedores é o poder de exposição das suas ideias para seus potenciais clientes e parceiros a um custo muito baixo ou até zero. É o lugar para encontrar os formadores de opinião de sua área e/ou se tornar um.

A grande questão é: ninguém ganha voz nas mídias sociais sem produzir conteúdo de qualidade, ou pior, tentando fazer spam dos seus produtos ou serviços – o contrário pode acontecer: algumas grandes empresas já fracassaram ao tentar entrar em mídias sociais.

As mídias sociais são poderosas e justas, porque fazem o que John Lennon sempre pediu, dão “Power to the people”, ou seja, a audiência é determinada unicamente por interesse de outras pessoas em passar seu conteúdo (e, consequentemente, sua marca) pra frente. Enfim, um lugar onde gigantes e meninos duelam de maneira equilibrada.

As dicas para entrar e não sair do mapa usando mídias sociais

1- Construa algo diferente: Existe muita, mas muita coisa mesmo na web e nas mídias sociais, então não adianta falar mais do mesmo. Não é preciso ser totalmente inovador, mas mostre que você é diferente e que há um ganho de valor no que só você faz.

2- Faça sua ideia ser espalhada: Alcance os formadores de opinião e garanta que eles compram sua ideia, assim e através de seus seguidores, ela será repassada a cada vez mais pessoas. Pra isso, é essencial ter um contato próximo a eles, ser ativo em discussões relacionadas à sua área e ter um ponto de referência (um blog, perfil, site etc.).

3- Seja selecionado: De nada adianta você ter algo brilhante, se as pessoas não te conhecem. Analise os dados de acesso, comentários etc. – existem muitas ferramentas para verificar se o que você produz é realmente lido/consumido e, assim, você consegue se aperfeiçoar para otimizar os resultados.

4- Seja incansável: Ganho de reputação em mídias sociais é ‘trabalho de formiguinha’, não pode parar e os resultados vêm aos poucos. Se você não mostrar consistência, todo o trabalho anterior pode ser perdido.

Como qualquer ferramenta na internet, as mídias sociais são também um meio de trazer mais valor para o mundo ‘físico’ – tenha sempre em mente que prover conteúdo de qualidade e estar em processo contínuo de melhoria é o que te posicionará como uma referência na sua área.

Abraços,
Luiz Piovesana (por empreendedores que viram gigantes na internet)

fonte: http://startupi.com.br/2010/como-empreendedores-podem-se-beneficiar-com-midias-sociais/

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

RT @criticarbh: dica de saúde >>> Calend Quer fracassar? Aprenda como em “5 maneiras de garantir o seu fracasso”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2010
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

@lucasparisi


%d blogueiros gostam disto: