lendo Fiodor Dostoiévski descobri + da Graça…

25/01/2007 at 20:47 Deixe um comentário

segue abaixo, o texto que no início do livro ja revelou-me o conteúdo da alma de um homem destorcido pelo movimento secularista e pelo mundo que arde em pecado.

A história pra que meu lindos leitores não se sintam perdidos, diz, ate então, de um jovem que vai visitar uma taberna e lá conhece um bêbado, sofrido, letrado, abandonado e muito perspicaz. Pai, chefe de família e tão louco que concedeu uma “carta amarela”*** pra sua filha

Leia-se:
– Por que hão de ter compaixão de mim? – gritou exaltado – Dizes tu, por que hão de ter compaixão de mim? É verdade não há motivo! Crucifiquem-me, preguem-me em uma cruz e não me lastimem. Crucifiquem-me, juiz, mas, crucificando-me, tende piedade de mim. Então irei voluntariamente para o suplício, porque não tenho sede de alegria, mas sim de dores e de lágrimas!…Julgas tu, taberneiro, que tua meia garrafa me deu algum prazer? Procurei a tristeza, a tristeza e as lágrimas, no fundo dela; encontrei-as e saboreei-as; mas Aquele que teve piedade de todos os homens, Auele que compreendeu tudo, Aquele que terá piedade de nós, é o Único Juiz. Virá no ultimo dia e perguntará: “Onde está a filha que se sacrificou por uma madrasta invejosa e tísica, por crianças que não eram seus irmãos? Onde está a filha que teve compaixão de seu pai terrestre e não se afastou horrorizada desse devasso bêbado?” E Ele dirá: “Vem! Eu já te perdoei uma vez…já te perdoei uma vez…Agora mesmo todos os teus pecados serão perdoados porque muito amaste…” E Ele há de perdoar minha Sônia (a esposa). Ele há de perdoar, bem o sei…Senti-o há pouco, aqui no coração, quando estava na casa dela! Todos serão julgados por Ele e Ele a todos perdoará(????): aos bons e aos maus, aos produdentes e aos humildes…E quando tiver acabado com esses, chegará a nossa vez. “Aproximai-vos vós também, nos dirá Ele; apoximem-se os bêbados, aproximem-se os covardes, aproximem-se os devassos….” E aproximar-nos-emos sem receio. E Ele nos dirá: “Vós sois uns porcos, sois a imagem e a marca bestial! Mas não importa, vinde!” E os justos e os sensatos dirão: “Senhor, porque recebes esses?” E Ele responderá: “Recebo-os, justos, recebo-os, sensatos, porque nenhum deles se julgou digno desse favor…” E Ele estender-nos-á os braços, onde nos lançaremos banhados em lágrimas. Compreenderemos tudo…Então todos compreenderão tudo…Ekatierina Ivánovna também compreenderá…Senhor, venha a nós o Vosso Reino…
Exausto, deixou-se cair no banco, sem olhar para ninguém. Alheio a tudo o que o cercava, absorveu-se em profunda meditação. Suas palavras produziram certa impressão…

(Fiodor Dostoiévski em CRIME E CASTIGO – p. 34-35 – Editora Marin Claret.)

*** Trata-se de uma licença para o exercício da prostituição, feita em papel amarelo, que as prostitutas usavam na Rússia, antes de 1917.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Sem muito pra falar.. PRECISAMOS DE NOVOS VALORES, O BRASIL ESTÁ FALIDO ANTE AOS IRMÃOS LATINO-AMERICANOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2007
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

@lucasparisi


%d blogueiros gostam disto: