Augusto Cury, um cético que virou um crente (dos mais "sapatim" de fogo…)

10/12/2006 at 13:17 Deixe um comentário

Inteligência multifocal refere-se à teoria, sobre a construção dos pensamentos desenvolvida pelo psiquiatra Dr. Augusto Cury.
A inteligência multifocal é a primeira teoria ampla sobre o funcionamento da mente humana criada por um cientista brasileiro e uma das poucas produzidas em termos mundiais.A primeira teoria científica a afirmar que não apenas o “eu” faz a leitura da memória, mas que há três outros fenômenos nos bastidores inconscientes da mente humana que também lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos sem a autorização do eu.
A primeira teoria a estudar o fluxo vital da energia psíquica, que é o princípio dos princípios que regem o processo de formação da personalidade. Esse princípio incorpora o princípio do prazer, de Freud, do I self criador, de Jung, da busca de proteção e segurança, de Erich Fromm, da busca de sentido existencial, de Viktor Frankil, etc.
A primeira teoria a estudar e defender a tese de que pensar é mais do que uma opção do homo sapiens. Pensar é o seu destino inevitável, evidenciando que é impossível interromper o processo de construção de pensamentos.
Uma das poucas teorias que não apenas produzem conhecimentos psicológicos, mas também descrevem os procedimentos utilizados no seu processo de construção, tais como a arte de observação, a análise multifocal, a arte da pergunta, a arte da dúvida, a arte da crítica, a busca do processo de descontaminação interpretativa, etc.
A primeira teoria a descrever duas graves doenças psicossociais da modernidade: a síndrome da exteriorização existencial, caracterizada pela incapacidade de se interiorizar, repensar, reorganizar, etc., e o mal de logos estéril, caracterizado pela incorporação do conhecimento sem deleite, sem desafio, sem crítica, sem conhecer seu processo de construção, sem compromisso social, etc.
A teoria da Inteligência Multifocal nos provoca e nos leva a fazer uma das mais ricas viagens intelectuais que alguém possa empreender: uma viagem para dentro de nós mesmos, para os complexos bastidores da nossa mente, propõe que enfrentemos o maior desafio humano e sejamos líderes de nós mesmos. Leva-nos à reflexão com perguntas: Como você tem vivido sua vida? Você tem objetivos metas, ideais e sonhos escritos bem definidos e com data marcada? Você sabe para onde está indo na vida? A falta de direção é um grande problema da humanidade. Para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve. Temos poder de escolha, recebemos de maneira divina o livre arbítrio, mas no que pautamos nossas escolhas? A Teoria da Inteligência Multifocal usa questões que nos instigam a pensar: O que você está fazendo aqui? O que quer desta vida? O que é importante para você? Onde deseja estar daqui a dez anos? Como vai fazer para chegar lá? Você já procurou esquecer tudo ao seu redor e olhar para dentro de si? Você já experimentou se permitir fascinar pela vida que pulsa em você? Você tem consciência da grandeza de sua existência? Você é grato por isso? Propõe que sejamos humildes para entender a grandeza da vida. Que se investigarmos o tecido íntimo da inteligência humana, saberemos que cada ser humano é único e tem a mesma oportunidade de ter uma história magnífica. Todos temos uma mente fantástica e um potencial grandioso, represados na maioria dos casos por não assumirmos em nossas mãos a nossa história. Podemos, assim, partirmos de um novo paradigma, da pressuposição que tudo começa em nós ou por nós.

referencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_Multifocal

“Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos.” – (Augusto Cury)
http://rv.cnt.br/./viewtopic.php?t=2225
About these ads

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

LOVE Contra a Cultura

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


dezembro 2006
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

@lucasparisi


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: